Calwer Mineração promove ação do Novembro Azul e oferece exame PSA gratuito aos colaboradores
A Calwer Mineração, de Botuverá, realizou uma ação especial de conscientização na sexta-feira, 7 de novembro, em alusão ao Novembro Azul, campanha dedicada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Os colaboradores participaram de uma palestra conduzida pelo Sesi e também foram informados de que o exame de sangue PSA, um dos principais testes utilizados na detecção da doença, será disponibilizado de forma gratuita pela empresa a todos os interessados ao longo do mês.
De acordo com Daniela Muniz, coordenadora de Desenvolvimento Humano Organizacional da Calwer, a ação integra o programa interno “Calwer Viver Bem”, que tem foco na valorização e no cuidado com o ser humano.
“Não queremos apenas conscientizar, mas realizar algo concreto em prol dos nossos colaboradores. Sabemos da dificuldade que muitos têm para se deslocar até Brusque para realizar os exames, então decidimos trazer essa possibilidade para dentro da empresa. Acreditamos que, após a palestra, haverá uma boa adesão, e isso é o mais importante”, destacou.
Importância da prevenção
A palestra, ministrada pela enfermeira do Sesi, Athena Teixeira Rieke Parrella, abordou temas como o câncer de próstata, o preconceito em torno do exame de toque e a importância da prevenção.
“É uma iniciativa muito bacana da Calwer, principalmente por ser uma empresa com predominância masculina. A prevenção é o melhor tratamento que existe, e oferecer o exame de PSA gratuitamente é uma forma de dar visibilidade a esse cuidado e proporcionar a oportunidade de diagnóstico precoce”.
Ela ressaltou ainda que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é que sejam confirmados cerca de 70 mil novos casos de câncer de próstata por ano no Brasil, entretanto, 90% deles têm grandes chances de cura quando o diagnóstico é feito no início.
Um dos momentos mais marcantes da palestra foi o depoimento do colaborador Alex Sandro Medeiros, técnico em segurança do trabalho, que compartilhou sua experiência com o tratamento de um câncer, diagnosticado em 2023.
“Não é um processo fácil, mas é possível alcançar a cura. Achei importante poder dividir minha história para que outros colegas se identifiquem e entendam que o mais importante é a prevenção. O homem ainda tem muito preconceito, mas ações como essa que a empresa está realizando ajudam a quebrar esse paradigma”.






