Calwer Mineração encerra o ano com momento de integração entre colaboradores
A sexta-feira, 13 de dezembro, foi especial para os colaboradores da Calwer Mineração, em Botuverá. Neste dia, as máquinas tiveram uma pausa para que os 111 funcionários da empresa pudessem participar de um momento de integração antes da tradicional festa de encerramento do ano.
Os colaboradores foram divididos em grupos para conhecer de perto cada um dos setores da empresa: pedreira, britagem, moagem e administrativo e, assim, conseguiram entender um pouco mais sobre o trabalho realizado pela mineradora. O evento contou, inclusive, com a participação dos nove colaboradores da unidade de Lages da empresa.
“Resolvemos fazer a integração porque percebemos que temos muitos funcionários que estão há muito tempo conosco, mas nunca tiveram a oportunidade de conhecer a empresa, entender como funcionam os outros setores. Fizemos esse momento para melhorar a comunicação entre eles, integrar o pessoal e compreender a empresa como um todo”, destaca o CEO da Calwer, José Manoel Werner.
Esta foi a primeira vez que o Integra Calwer foi realizado e, a partir do próximo ano, a ideia é que as novas contratações tenham um dia de integração específico, para que comecem a entender a empresa e conhecer todos os setores desde o início.
O fundador da Calwer, José Augusto Werner, ressalta a importância da iniciativa e acredita que trará bons frutos para a empresa. “Esta foi uma inovação que a nova gestão está fazendo. Fico feliz em ver eles tomando essa frente e saber que o que começamos terá continuidade. Acredito que vai trazer um resultado bastante grande de integração entre a equipe, que ficará ainda mais unida”.
Melhorias na rotina
Os gerentes dos setores foram os responsáveis por receber os grupos e fazer a explicação do trabalho realizado em cada local. Para o diretor de produção, Edenísio Schroeder, a rotina na empresa terá um ganho após a integração. “Tem pessoas que trabalham na moagem, por exemplo, e não conheciam a britagem, que fica a 50 metros. A pedreira, então, muitos não faziam ideia de como é o trabalho lá. A mesma coisa com quem atua no administrativo, que vendem o produto, e que hoje tiveram a oportunidade de saber como são fabricados os itens, do início ao fim”, pontua.
O gerente de produção e manutenção industrial, Marco Mussolino, explicou aos colaboradores o processo de funcionamento da britagem e também destacou a importância do momento. “É muito importante essa integração para entender o sistema, como é feita a operação e o objetivo da empresa. Eles começam a entender as necessidades que o outro tem e acredito que ajudará muito na produtividade, eficiência, de conhecer alguma dificuldade do outro e o outro conhecer a sua também”.
João Batista Cuchi, responsável pela pedreira, era só felicidade com a visita dos colegas em seu local de trabalho. “Achei muito bonito o que fizeram, de dar a oportunidade de todos conhecerem a pedreira. Me sinto feliz por estar aqui trabalhando na Calwer e agradeço muito por este dia”, destaca.
Dia especial
A iniciativa também foi aprovada pelos colaboradores. Ângelo Domingos Severino da Silva, trabalha na Calwer há sete anos e destaca a evolução da empresa ao longo deste período. “Esse momento foi importante para quem já trabalha há mais tempo aqui e também para quem está entrando agora ter o conhecimento de tudo. A Calwer é uma empresa séria, que valoriza os colaboradores e que tem evoluído muito em todos os setores”, considera.
A assistente de departamento pessoal, Beatriz Busquirolli, estava bastante ansiosa para conhecer a pedreira e os demais setores da Calwer. “Trabalho na parte administrativa e não conhecia os outros setores. Conseguimos conhecer os processos dos materiais do início até chegar na venda. Sou grata por este momento. É algo diferente, eu sempre quis conhecer a pedreira e fico feliz em participar desse momento com a Calwer”.
O motorista Matheus Wietcowsky também estava animado para conhecer o trabalho realizado em cada setor da Calwer. “Eu já trabalhei na pedreira e agora sou motorista, mas os outros setores não conhecia. Não sabia como é feito o material, eu só pego ele pronto e distribuo. Agora, se me perguntarem, já consigo explicar como é feito”, completa.
Confraternização
Após o momento de integração, os colaboradores se reuniram para o almoço de confraternização e encerramento do ano, que teve a bênção do padre Jaime Ludwig, pároco da Paróquia São José, e apresentação da cantora Jordana Brogni.



















