
Calwer Mineração investe em educação ambiental, gestão de resíduos e preservação da biodiversidade
Instituído no Brasil em 1975, o Dia do Controle da Poluição Industrial é celebrado anualmente em 14 de agosto. A data foi criada para estimular ações que minimizem os impactos ambientais provocados pelas atividades industriais. Desde então, a pauta da sustentabilidade vem ganhando força no setor, com empresas cada vez mais empenhadas em reduzir os efeitos de sua produção sobre o meio ambiente.
Na Calwer Mineração, essa preocupação é constante. Ao longo do ano, diversas iniciativas são implementadas para prevenir e reduzir impactos, tanto na frente de lavra, que é a área onde ocorre a extração do minério, quanto na fábrica.
“Entre as medidas adotadas, estão ações educativas realizadas periodicamente com os colaboradores e a gestão adequada dos resíduos gerados. Além disso, fazemos monitoramentos regulares para avaliar a qualidade ambiental do local onde a empresa está inserida”, explica a bióloga da Calwer, Juliane Luzia Schmitt Pereira.
Segundo ela, esses monitoramentos permitem identificar os impactos da atividade e, a partir disso, propor medidas para mitigá-los ou, quando possível, eliminá-los.
Para celebrar a data, nesta quinta-feira, 14, a ação promovida com os colaboradores da Calwer Mineração teve como foco justamente o aprimoramento da gestão de resíduos. Foram produzidas ecobags com imagens ilustrativas de animais silvestres da região onde está localizada a fábrica. A ideia é que elas sejam utilizadas como lixeiras nos veículos particulares e também nos automóveis da empresa.
“Com essa iniciativa, conseguimos trabalhar a conscientização sobre a destinação correta dos resíduos e, ao mesmo tempo, reforçar a importância da conservação da fauna local”, destaca Juliane.








